quinta-feira, 13 de outubro de 2011



DESIDERATA

No meio do barulho e da agitação, CAMINHE TRANQÜILO, pensando na paz que você pode encontrar no silencio.

Procure VIVER NA HARMONIA com as pessoas que estão ao seu redor, sem abrir mão da sua dignidade.

FALE A SUA VERDADE, clara e mansamente. Escute a verdade dos outros, pois eles também têm a sua própria historia. Evite as pessoas agitadas e agressivas: elas afligem o nosso espírito.

NÃO SE COMPARE AOS DEMAIS, olhando as pessoas como superiores ou inferiores a você: isso o tornaria superficial e amargo.

VIVA INTENSAMENTE os seus ideais e o que você já conseguiu realizar.

MANTENHA O INTERESSE NO SEU TRABALHO, por mais humilde que seja: ele é um verdadeiro tesouro na contínua mudança dos tempos.

SEJA PRUDENTE em tudo o que fizer, porque o mundo está cheio de armadilhas. Mas NÃO FIQUE CEGO PARA O BEM que sempre existe. Há muita gente lutando por nobres causas. Em toda parte, a vida está cheia de heroísmo.

SEJA VOCÊ MESMO. Sobretudo não simule afeição e não transforme o amor numa brincadeira, pois no meio de tanta aridez ele é perene como a relva.

ACEITE com carinho o CONSELHO DOS MAIS VELHOS e seja compreensivo com os IMPULSOS INOVADORES DA JUVENTUDE.

CULTIVE A FORÇA DO ESPÍRITO e você estará preparado para enfrentar as surpresas da sorte adversa. NÃO SE DESESPERE com perigos imaginários: muitos temores têm sua origem no cansaço e na solidão.

Ao lado de uma SADIA DISCIPLINA, conserve para consigo mesmo, uma IMENSA BONDADE. Você é filho do Universo, irmão das estrelas e arvores, você merece estar aqui. E mesmo se você não pode perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo seu destino.

PROCURE, POIS, ESTAR EM PAZ COM DEUS, seja qual for o nome que você lhe der.

No meio dos seus trabalhos e aspirações, na fatigante jornada pela vida, CONSERVE NO MAIS PROFUNDO DO SER, A HARMONIA E A PAZ. Acima de toda mesquinhez, falsidade e desengano, o mundo ainda é bonito.
CAMINHE COM CUIDADO, FAÇA TUDO PARA SER FELIZ E PARTILHE COM OS OUTROS A SUA FELICIDADE.
 
(texto encontrado em Baltimore, EUA, na antiga Igreja de Saint-Paul, em 1962)

Nenhum comentário: